imunização

Fiocruz submete pedido de registro definitivo da vacina de Oxford

18.398

A Fiocruz submeteu oficialmente, nesta sexta-feira, o pedido de registro definitivo da vacina Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que permitirá o uso do imunizante Oxford/AstraZeneca em larga escala no país.

- Este é mais um passo fundamental no enfrentamento à pandemia e dará à população brasileira um amplo acesso à vacina, que será distribuída pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde - comemora a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

3,5 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra coronavírus em Santa Maria

O pedido de registro definitivo é resultado de um processo que teve início ainda em junho de 2020, por meio da submissão contínua, um processo criado pela Anvisa para agilizar a análise da documentação, por meio do envio de pacotes de informações compartilhadas pela AstraZeneca, para que a Agência pudesse analisar gradativamente e orientar tanto a Fiocruz, como a farmacêutica com em relação aos passos seguintes.

O uso emergencial, já emitido pela Anvisa, permitia a aplicação de 2 milhões de doses importadas do Instituto Serum, da Índia. Com o uso definitivo, a vacina pode ser produzida e fornecida para todo a população na medida do possível.

Com 5 novos óbitos, Santa Maria chega a 199 mortes por Covid-19

A Fiocruz entregou 2 milhões de vacinas prontas importadas em janeiro e, com o início da produção, a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), a Fundação poderá escalonar as entregas para atingir a marca de 50 milhões de doses até abril e 100,4 milhões de doses até julho de 2021.

No segundo semestre deste ano, não será mais necessária a importação do IFA, que passará a ser produzido também na Fiocruz, após a conclusão da transferência de tecnologia. De agosto a dezembro serão mais 110 milhões de doses de vacinas produzidas inteiramente na instituição, garantindo autonomia para o país e continuidade da vacinação para toda a população brasileira.

*Com informações da Fiocruz

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em boletim, Rio Grande do Sul tem mais 48 mortes por Covid-19 confirmadas Anterior

Em boletim, Rio Grande do Sul tem mais 48 mortes por Covid-19 confirmadas

Próximo

Doses da segunda aplicação da CoronaVac serão enviadas aos municípios na segunda

Saúde